O QUE VEM ANTES DO TEXTO?

Conforme afirma Steverson, um(a) editor(a) é alguém que separa o joio do trigo - e publica o joio. Pensando em ajudar você a padronizar o seu original, chegou a hora de saber quais os elementos pré-textuais do seu livro.


ESTRUTURA RECOMENDÁVEL

Órgãos e instituições definem qual deve ser a estrutura do livro. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além do elemento principal que é o texto, é recomendável que se tenha os paratextos[1],


· Capa e quarta capa (ou contracapa)

A capa (frente) é o elemento do livro que mais tem que chamar atenção. A quarta capa ou contracapa é o verso da capa, onde você pode inserir textos que chame a atenção do seu público.


· Folha de rosto (opcional)

Primeiro elemento (opcional) que vem no conteúdo interno do seu livro. Geralmente as editoras inserem apenas o nome da obra.


· Folha de rosto (obrigatória)

Primeiro elemento (obrigatório) que vem no conteúdo interno do seu livro. NOME DO AUTOR, NOMA DA OBRA, LOGO DA EDITORA E ANO DE PUBLICAÇÃO.


· Dedicatória e agradecimentos

Seção para agradecimentos diversos.


· Prefácio e apresentação

Aqui é importante salientar a importância da sua obra para o mundo. Geralmente são textos produzidos por alguém renomado.


· Sumário

Guia para a apreciação da sua história.


· Início do texto


INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Você sabia que o seu texto sempre deve iniciar em página ímpar? Regra estabelecida pela ANBT[2].

  1. [1]Elementos textuais que vêm antes ou depois do principal texto. [2]Existem exceções, como por exemplo, publicar um livro que tenha um teor conceitual, artístico.


Referências

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/editor

Stevenson, Adlai (diplomata americano).


ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

http://www.abnt.org.br/

0 visualização

Lesto Editora

CNPJ 32.436.882/0001-29

Rua dos Narcisos, 108 - sala 02